O videomonitoramento embarcado é uma boa estratégia?

Uma gestão de frota eficiente, com segurança e desempenho superior só é possível quando se tem controle da informação. O videomonitoramento é uma solução que tem como um dos objetivos auxiliar o gestor de frota em sua atuação diária. Mas a pergunta é em que momento essa tecnologia é viável estrategicamente?

Antes de mais nada, é importante que o responsável pela gestão estabeleça padrões mínimos. Já que o sistema de videomonitoramento sem práticas adequadas de implementação e uso pode não colaborar efetivamente com a frota.

O que é o videomonitoramento

O videomonitoramento é um equipamento embarcado que realizada a gravação, exibição e transferência de vídeos no interior do veículo e proximidades do mesmo. A instalação é feita num ponto estratégico que permite o monitoramento dos pontos cruciais.

A solução de videomonitoramento permite ao gestor identificar causas de acidentes e oferecer ações corretivas adequadas e precisas. Além do foco em segurança, a tecnologia é útil para diversas outras necessidades da gestão, como por exemplo garantir o cumprimento de normas durante a carga e descarga de determinados produtos.

Situações em que o videomonitoramento é estratégico

O videomonitoramento e o dinamismo

O videomonitoramento embarcado atua a favor do tempo do gestor e de sua frota. Por esse motivo, ferramentas que transmitam a gravação de forma dinâmica e acessível são essenciais. Sistemas que disponibilizam a função de envio dos vídeos através da rede 3G/4G, por exemplo, tornam o processo muito mais ágil, permitindo que o gestor tenha acesso ao material enquanto o veículo ainda está no percurso.

Com a informação coletada com velocidade, o gestor pode tornar sua estratégia ainda mais dinâmica. Em operações que necessitam de mais veículos, por exemplo, pode haver o remanejamento e reajuste sem que se tenha desperdício de tempo.

O videomonitoramento e as análises consistentes

A gestão de frota tem como diferencial estratégico a forma como ela organiza seus recursos para a tomada de decisão. O videomonitoramento embarcado depende de agilidade e apuração consistente dos dados, nesse ponto, a integração é vital para o videomonitoramento. Ter acesso ao conteúdo monitorado online permite a apuração mais clara e uma intervenção mais fundamentada. Em um processo judicial, por exemplo, uma ferramenta embarcada deve garantir a segurança máxima em arquivar o vídeo que será objeto de análise.

O videomonitoramento e a inteligência

Uma solução de videomonitoramento embarcado é muito mais do que somente captura e disponibilização dos vídeos. A gestão de frotas pode, também, se beneficiar de sistemas que integrem demais soluções de monitoramento. Com sistemas de telemetria e inteligência artificial, por exemplo, é possível ter o destaque de momentos de infração ou fadiga do condutor. Isso pode gerar alertas personalizados, notificando tanto motoristas quanto gestores.

Outro ponto em que o videomonitoramento embarcado se torna estratégico é na inteligência de unir todas suas ferramentas em uma solução completa. Unindo câmeras externas e internas em um só painel, o gestor de frotas tem mais confiança nos dados gerados, o que, por sua vez, gera maior confiabilidade no retorno dos investimentos aplicados na frota.

Entre em contato para saber mais sobre a Creare.

Posts Relacionados