Monitoramento de frotas: Conheça as possibilidades e benefícios para empresas

O Brasil registrou 18.382 casos de roubo de carga em 2019, ano do último levantamento feito pela NTC&Logística. Apesar da queda de 17% em relação a 2018, o valor continua chocante, juntamente com as perdas financeiras, totalizando 1,4 bilhão de reais. Para mudar essa situação, os players do setor têm investido no monitoramento da frota, e os benefícios têm sido muitos.

Se esse é um assunto que também te preocupa, dê uma olhada neste post sobre como a tecnologia pode ajudar sua empresa a monitorar seus veículos para reduzir roubos e continuar a fazer crescer os negócios. Confira!

O que é monitoramento de frotas?

O monitoramento de frota é um sistema técnico para rastreamento e monitoramento de veículos em tempo real, acompanhando o comportamento de motoristas, passageiros e cargas, evitando situações de perigo por falha de equipamentos, negligência, fadiga e/ou ações de terceiros.

Por que fazer monitoramento dos veículos?

A diminuição do número de furtos nas rodovias brasileiras é resultado das ações dos órgãos de segurança viária e dos investimentos das transportadoras em tecnologia.

No entanto, essa transformação digital precisa ser estendida a todas as operadoras do país, hoje mais de 940 mil. Afinal, os roubos continuam, assim como os acidentes envolvendo carros e caminhões, totalizando mais de 45 mil sinistros em 2020.

Mas os benefícios do monitoramento da frota vão além da segurança. A tecnologia resolve muitas das necessidades das transportadoras e outras empresas que utilizam veículos para prestar serviços.
Então, é uma nova solução que veio para ficar.

Como a tecnologia pode ajudar as empresas no monitoramento de frotas

A principal vantagem do monitoramento de frota é a flexibilidade, pois pode ser utilizado em diversos tipos de veículos e segmentos. Entenda como a tecnologia funciona abaixo, em exemplos dos principais cenários de aplicação:

Transporte de combustível

Caminhões de combustível são muitas vezes vítimas de roubo. Os criminosos usam tempos de parada e quebram válvulas para cometer crimes.

Com câmeras instaladas nas laterais do carro, é possível analisar o movimento no entorno e acionar um alarme caso algo seja detectado. O monitoramento ao vivo também pode ser feito pela sua instituição. Além disso, o uso de sensores facilita a verificação se há tanque aberto ou se houve alteração no nível de combustível do carro.

Transporte de valores e bens de valor agregado

Os transportadores de mais cargas e cargas têm mais preocupações com a segurança da carga. Além de monitorar os motoristas e detectar rapidamente qualquer situação perigosa, é importante ter dispositivos que despertem rapidamente a central de monitoramento.

É o caso do botão de pânico, dispositivo inteligentemente instalado dentro da cabine que, ao ser acionado, gera um alerta diretamente na central de monitoramento do veículo.

A solução de análise de fadiga e colisão detecta e informa caminhos perigosos entre veículos. Mas se houver acidentes, os passageiros podem acionar o botão de pânico para agilizar o resgate e evitar o furto da mercadoria.

A comunicação entre os condutores e a base é facilitada pelo uso de câmeras internas, pois também gravam o som. Esse recurso também permite o gerenciamento do comportamento do motorista.

Caso as portas ou o porta-malas sejam abertos em horário não programado, a central de monitoramento receberá uma notificação para investigar o evento.

Transporte coletivo de passageiros

No transporte público, é possível monitorar o comportamento de motoristas e passageiros. Roubos e furtos não são comuns, por isso as câmeras atuam como um inibidor dessas ações, além de registrar os acontecimentos.

Se o motorista estiver ultrapassando o limite de velocidade, usando o celular enquanto dirige, tirando uma soneca ou dirigindo pelos lugares errados, o monitoramento de tráfego enviará alertas para o painel do carro e a localização central.

O uso de sistemas de monitoramento de ônibus é obrigatório em muitas cidades, e muitas vezes é necessário manter um registro de todas as gravações.

Nesse caso, o sistema facilita o download de quaisquer eventos que sejam produzidos ao longo do dia e da noite ao chegar ao seu local, por meio de uma rede wi-fi (além da transmissão via 4G).

Prestação de serviços

Os provedores de serviços precisam gerenciar suas operações para garantir que as regras e procedimentos sejam seguidos corretamente.

Nos caminhões de coleta de lixo, os catadores devem usar sapatos fechados, coletes leves, luvas e máscaras. Câmeras externas possibilitam verificar e direcionar o uso adequado dos equipamentos necessários, monitorar os trabalhos, verificar o tempo de prestação do serviço e conduzir o veículo.

Mineração

O monitoramento de veículos pode ajudar as mineradoras a controlar a inclinação de seus caminhões basculantes e verificar se a carga está comprometendo a estabilidade do veículo, evitando o risco de capotamento.

As câmeras do carro são à prova de vibração, capturam imagens de boa qualidade e podem ser instaladas dentro ou fora do carro.

Os gravadores armazenam as imagens e o software permite a visualização ao vivo das imagens. Você também pode verificar se o motorista está distraído ou usando o celular durante o trabalho.

Conclusão

E aí, você já conhecia todas essas tecnologias ligadas ao monitoramento de frotas? Ele também pode ser utilizado em máquinas agrícolas, veículos leves, empilhadeiras e outras aplicações envolvendo veículos em geral.

A Creare oferece soluções personalizadas para sua frota de veículos de qualquer segmento.

Entre em contato para saber mais sobre a Creare

Posts Relacionados