Tendências da mineração para 2024  

| Blog

Alterações climáticas, licenças sociais para operação, sistemas de governança como o ESG e mercado financeiro estão entre os fatores que movimentarão as tendências da área de mineração em 2024.  

Conforme organizações como o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), o Bank of America (BoFa) e a revista TechMine, autoridade no setor, a palavra de ordem para o segmento será “transformação”, já que antigos modelos de atuação não são mais compatíveis com a realidade atual, exigindo que a indústria se reinvente para acompanhar e manter o ritmo de crescimento. 

Entre os maiores desafios, estarão a inovação para ganhar agilidade nos processos e operações. O ganho de produtividade também será outra exigência para as empresas que quiserem se manter no páreo, assim como a segurança das equipes – especialmente para aquelas que estiverem de olho em atrair investidores nacionais e internacionais.  

A descarbonização está em pleno processo de reforço em diversos países, por isso governo e setor privado de locais como França e EUA estão batendo forte nessa tecla, o que deverá guiar uma tendência de exploração de outros minérios, dentre os quais estão em alta o lítio, a grafita, níquel, cobre e minerais de solos raros.  

Mineração com foco na indústria automobilística e energética também é tendência, devendo atrair grandes investimentos. Tanto que, conforme o IBRAM, o faturamento do setor pode subir em mais de 6% este ano, acompanhando o ritmo de 2023, quando o segmento faturou R$ 120 bilhões só no primeiro semestre.  

Já o custo de capital das empresas de mineração está em tendência de queda, embora no Brasil deva cair menos do que em países diretamente afetados pelas eleições norte-americanas, por exemplo. Conforme investidores ouvidos pela TechMine, a transparência das mineradoras tende a ser um fator de atratividade, bem como aquelas que trouxerem para seus negócios os benefícios da Inteligência Artificial (IA), análise de dados e informatização das operações.  

Fonte: Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Bank of America (BoFa) e Revista TechMine

  • +55 (51) 30949090
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Av. Farroupilha, 8001 – ULBRATECH – Prédio 16

  • Canoas – RS
  • +55 (51) 30949090
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Av. Farroupilha, 8001 – ULBRATECH – Prédio 16

  • Canoas – RS

2023 © Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade